No dia 12 de abril de 2010 tivemos nosso primeiro encontro. A professora Ana explicou-nos sobre o funcionamento do curso, que o mesmo seria parte presencial, parte à distância. Ela também nos deu informações a respeito do trabalho desenvolvido pelo CEPIC-NTE .
A professora comentou a respeito das novas máquinas que as escolas estão recebendo e sugeriu-nos formas de melhor trabalharmos com as mesmas no laboratório.
Após, começamos a explorar os programas educacionais que estão presentes nesta versão do programa, tais como: Tabela Periódica, Treinamento em Geografia, Jogo de Ordenação de Letras, Planetário Virtual, etc.
Falando um pouco dos programas, a Tabela Periódica é muito interessante e útil, pois apresenta várias possibilidades de uso, não só conhecer os elementos químicos, mas poder conhecer sua evolução em termos de descoberta, por exemplo. Já o Treinamento em Geografia, oferece recursos de exploração de mapas, onde temos perguntas para responder sobre capitais, estados, ect, porém muito sistemático, requerendo memorização. O Jogo de Ordenação de Letras pode ser usado para trabalhar e ampliar o conhecimento vocabular dos educandos em Língua Inglesa, podendo também criar banco de palavras em português. E, finalmente, o Planetário Virtual, que nos permite viajar pelo céu, observando as constelações e enxergar diferentes aspectos de nossos astros.
Todos os programas apresentados eram desconhecidos por mim, porém pude explorá-los e perceber na troca de experiência com o grupo, que nem todos têm uma finalidade e utilidade bem clara.
4 comentários:
Parabéns, é belo começo...
continue postando!
visite também:
http//:escolamunicipalanitagaribaldi.blogspot.com
Colega!!!
Parabéns pelo empenho e na postagens do blog...
Está faltando algumas tarefas solicitadas.
Carin, Deborah e Suzana
Olá Colega!!!
Você conseguiu fazer um resumo de todos os encontros do curso.
Realmente você tem um grande desafio, muito que aprender, mas que vale a pena.
Abraços
Silvânia e Lucila
Gostei do seu blog, ele é bem esclarecedor e objetivo. Também penso que devemos ter uma postura crítica, já que cobramos também esta de nossos alunos. Abraços!!!
Dirceu Stroher
Postar um comentário