terça-feira, 25 de maio de 2010

Programa TuxPaint




O programa TuxPaint, também utilizado para desenhos, difere-se um pouco do Koloupaint. Apresenta outras ferramentas, tais como carimbo, pinceis, linhas e formas. Todas estas nos dão a oportunidade de escolher entre vários modelos. Apresenta mais tipos de formas, por exemplo, em relação ao que temos no Koloupaint. É possível fazer e desfazer uma ação até um certo ponto, o que agora no Koloupaint não é limitado. Para apagar, existe a borracha com tipos diversos de tamanho, porém não é específica para cores, como na versão atual do Koloupaint em que temos uma borracha para cores, onde é possível apagar o que não queremos, preservando outras partes.
O TuxPaint não apresenta balde de tinta, spray, conta-gotas, lápis, redimensionar/escalar imagem como no Koloupaint. No Tuxpaint, quando você faz menção em fechá-lo, ele abre uma mensagem perguntando se quer fechar ou ainda, se deseja salvar.
Como não tenho em minha Escola, séries iniciais, não tenho registro de trabalhos de alunos, porém, penso que trabalhar com 2ª e 3ª séries seria mais perto da realidade deles, porque gostam de desenhar, de carimbos e o programa é acessível. Poderiam trabalhar com releitura de um conto de fadas, por exemplo, em que cada dupla teria que fazer a ilustração de uma parte que ouviu e no final, juntaria-se tudo e se organizaria um pequeno livro, o qual seria impresso. Após, daria até para fazer um chá de lançamento do mesmo, a fim de valorizar suas produções.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aula do dia 17/05/2010


Nesta aula fizemos a exploração do software Kolourpaint. Em primeiro lugar inserimos uma foto nossa no software e depois nossa tarefa era a de, a partir da cabeça, desenhar o restante do corpo, colorindo-o. A professora Ana mostrou-nos que o kolourpaint agora permite que se desfaça as ações quantas vezes for necessário, também tem uma borracha colorida, que ao selecionarmos uma determinada cor, ela apaga somente esta, sem estragar outras partes do desenho. Da mesma forma, o zoom é para a imagem e não para a borracha. Aprendemos a utilizar o recurso de transparência. Então, salvamos como PNG. O resultado ficou este ao lado. Em seguida, tivemos que escolher um cenário e colocá-la nele. Olha só em qual paisagem me coloquei:
Feito isto, fomos para o Br Office Writer - editor e criamos uma história nossa a respeito da cena acima.
Creio que é uma atividade muito rica, pois os alunos precisam utilizar diferentes ferramentas do Kolourpaint até conseguirem o resultado, que não deixa de ser uma caricatura. O professor pode direcioná-la para diversas áreas, como Língua Pprtuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, etc. Basta usar sua imaginação. Por exemplo, surgiu-me a ideia de trabalhar com alunos de 4ª série, que normalmente estudam o RS e fazer com que se colocassem em diferentes cidades gaúchas, a fim de criarem um mini-livro da história do RS. O personagem em questão, viajaria por diversos pontos e faria um relato do que viu por lá.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Portal do Professor



Pessoal! Aqui vai mais uma dica de materiais disponíveis na web. É o Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br . Lá você pode encontrar diferentes recursos, tais como: áudio, vídeo, imagem, experimento, mapa, animação e simulação, hipertexto e software educacional. Para acessá-los não é necessário fazer login. Aproveitem!

sábado, 15 de maio de 2010

Converta PDF para DOC


Pesquisando no blog do Rafael Link: http://www.rafaelnink.com/blog/ , encontrei o assunto referido acima e achei-o interessante pois não sabia que era possível fazer a conversão de arquivos PDF para DOC de forma on-line. O Rafael fornece três dicas de sites em que é possível fazermos a conversão. São eles: http://www.convertpdftoword.net/, http://www.pdftoword.com/ e http://www.freepdfconvert.com/ . Isto facilita muito, pois não se faz necessário instalar softwares para este fim. Seu blog é uma referência em informática educativa e é muito simples de compreender suas dicas. Será para mim, um local de pesquisa quando quiser tirar dúvidas ou aprender mais.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Navegação no Google Maps



Tivemos a experiência de navegar na página do Google Maps, onde pudemos localizar via satélite, por exemplo nossa casa ou o endereço desejado. No meu caso, localizei minha rua, minha casa, porém percebi que não aparece o nome da rua no mapa. Talvez porque é um município pequeno e a rua seja um pouco recente. Já havia usado este serviço anteriormente, e penso que é muito útil e interessante para se trabalhar com os alunos. Nesta aula, utilizamos o KSnapshot, que é um programa de captura de tela. Fizemos diferentes capturas, tais como: tela inteira, janela sob o cursor, região e seção da janela. Entendi como são feitos os tutoriais ou manuais de alguns passo-a-passo. Muito bom de ser utilizado.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Nosso Segundo Encontro




Nesta aula, exploramos o jogo "Simão diz", o qual pode ser usado para trabalhar a atenção do aluno, porém utilizado para um momento mais lúdico. O Tutor de Digitação assemelha-se a um curso de datilografia, uma vez que tem uma frase para ser digitada e se há erro, um aviso é emitido. Sobre este programa, o grupo concordou que tira-se muito mais proveito se o aluno utilizar-se do BrOffice Writer.
O Treinador de Vocabulário é educativo, pois proporciona a criação de "quizzes" sobre diferentes assuntos e disciplinas. Cada aluno cria um e depois pode-se compartilhar na rede para que os outros acessem.
Como disse anteriormente, não tenho muita experiência como coordenadora de laboratório de informática educativa, assim, está sendo significativo poder ouvir experiências dos outros colegas e comparar com minha maneira de pensar.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Primeiro Dia de Curso

z




No dia 12 de abril de 2010 tivemos nosso primeiro encontro. A professora Ana explicou-nos sobre o funcionamento do curso, que o mesmo seria parte presencial, parte à distância. Ela também nos deu informações a respeito do trabalho desenvolvido pelo CEPIC-NTE .
A professora comentou a respeito das novas máquinas que as escolas estão recebendo e sugeriu-nos formas de melhor trabalharmos com as mesmas no laboratório.
Após, começamos a explorar os programas educacionais que estão presentes nesta versão do programa, tais como: Tabela Periódica, Treinamento em Geografia, Jogo de Ordenação de Letras, Planetário Virtual, etc.

Falando um pouco dos programas, a Tabela Periódica é muito interessante e útil, pois apresenta várias possibilidades de uso, não só conhecer os elementos químicos, mas poder conhecer sua evolução em termos de descoberta, por exemplo. Já o Treinamento em Geografia, oferece recursos de exploração de mapas, onde temos perguntas para responder sobre capitais, estados, ect, porém muito sistemático, requerendo memorização. O Jogo de Ordenação de Letras pode ser usado para trabalhar e ampliar o conhecimento vocabular dos educandos em Língua Inglesa, podendo também criar banco de palavras em português. E, finalmente, o Planetário Virtual, que nos permite viajar pelo céu, observando as constelações e enxergar diferentes aspectos de nossos astros.

Todos os programas apresentados eram desconhecidos por mim, porém pude explorá-los e perceber na troca de experiência com o grupo, que nem todos têm uma finalidade e utilidade bem clara.



Aprendizagem Digital


Meu nome é Carine. Sou professora Estadual e pelo Município em Dois Irmãos - RS. Sou formada em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas. No ano passado fiz o curso de Formação de Coordenadores de Laboratório de Informática Educativa e em 2010, comecei a atuar no laboratório de informática. Para mim, está sendo um desafio e uma ótima aprendizagem. Agora, estou aprendendo a reconhecer, utilizar e a refletir sobre as diferentes ferramentas que estão dentro do Linux Educacional 3.0, pois é necessário ter um olhar crítico no que nos é apresentado.